Você sabe o que é fibra óptica?

Blog | 08/10/2020

Antes de explicarmos a diferença entre a fibra óptica e a ADSL, que chega pelo fio de telefone, você sabe o que realmente é o sinal de internet que vem até a nossa casa através do cabo de fibra óptica?

A fibra é uma tecnologia que funciona da seguinte forma: os dados são transformados em luz e enviados para o seu destino por meio de cabos especiais de fibra óptica. Por não usar eletricidade na transmissão dos dados, como acontece no caso da internet banda larga “comum”, essa tecnologia é muito mais estável e permite que a largura de banda seja maior, ou seja, mais velocidade para navegar online.

A internet de fibra óptica é muito boa, já que tem bastante capacidade de transmitir dados em uma velocidade impressionante. Para você ter uma ideia, um cabo transmite aproximadamente um bilhão de bits por segundo! Isso significa que trafegam pelo cabo muitos dados e em altíssima velocidade.

Quais são os principais usos e benefícios da internet de fibra óptica?

Além de ser mais estável e apresentar uma velocidade bem maior do que a internet que funciona por fios de cobre, essa conexão permite que você tenha downloads e uploads muito mais rápidos. A internet de fibra óptica também permite que vários aparelhos fiquem conectados ao mesmo tempo, sem que haja quedas ou falhas bruscas no sistema. Isso significa menos dor de cabeça ligando para a operadora fazer manutenção na sua conexão que falhou na hora em que você mais precisava!

Vamos fazer uma comparação bem rápida: a internet comum pode chegar a 10 MEGA, enquanto a internet de fibra óptica pode alcançar inacreditáveis 10 GIGA.

Fibra óptica x internet comum: qual vale mais a pena?

A maior vantagem da internet comum diante da internet de fibra óptica é uma: o preço. Realmente os planos de internet de cobre costumam ser mais baratos.

Mas é preciso analisar: será que vale a pena demorar a maratonar uma série na Netflix, porque ainda não carregou? Ou até perder uma oportunidade de legal de trabalho, porque a sua conexão não é estável? Tudo isso só para economizar alguns trocados?

Além disso, os cabos de fibra não ocupam tanto espaço quanto os de cobre. Eles também não sofrem tantas interferências eletromagnéticas, que podem comprometer a sua conexão.

Então, não precisamos nem falar qual a melhor tecnologia para você, não é mesmo? A fibra óptica oferece maior velocidade, confiabilidade e um custo x benefício muito melhor!

Fonte: João Tondo
x

Olá! Solicite por aqui também o Orçamento e Prazo.

Orçamento e Prazo? Pergunte aqui.